Como Ser Terapeuta Sem Fronteiras? Como Atender Paciente Em Qualquer, Com Fundamento na Lei, na Ética e na Ciência

Você compartilha o bem?

EXCLUSIVO PARA PSICÓ[email protected]!

Como Ser Terapeuta Sem Fronteiras? Como Atender Paciente Em Qualquer, Com Fundamento na Lei, na Ética e na Ciência

Neste artigo, responderemos de forma objetiva como você pode ser terapeuta sem fronteiras e atender pacientes em qualquer, tudo com fundamento na lei, na ética e na ciência.

Como Ser Terapeuta Sem Fronteiras? A Formação é Necessária?

Para ser terapeuta sem fronteiras você deve levar em consideração que precisa ter uma formação na área da saúde, mesmo que não seja em uma faculdade.

Ou seja, você não é obrigado a ter formação superior, mas se tiver isso ampliará as suas formas de atenção à saúde, de ferramentas de tratamento de doenças e, por óbvio, os seus honorários serão ainda maiores.

 

Como Ser Terapeuta, Sem Ser Psicólogo?

Curso on-line e grátis: terapeuta!

 

Como Ser Terapeuta Sem Fronteiras? Fundamento Legal?

Até hoje ainda não há lei que trate da formação de terapeutas sem fronteira, pois essa é uma área de atividade profissional que agrupa várias categorias profissionais como psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, médicos, educadores físicos, acupunturistas, psicoterapeutas, fisioterapeutas, coaches e outros profissionais.

 

Como Ser Terapeuta Sem Fronteiras? Responsabilidade Legal?

Apesar de não existir lei sobre esse tipo de atividade, o profissional que trabalha na área é totalmente responsável pelo serviço que presta, mesmo que o preço de cada sessão seja baixo ou até gratuito.

Por exemplo, se um terapeuta atende um paciente e o profissional realiza uma intervenção inadequada, que gera qualquer forma de dano ao paciente, isso gera o direito do paciente processar o seu terapeuta em busca de indenização, seja por dano moral e/ou até material.

Além disso, o terapeuta pode sofrer processo judicial até na área penal e, inclusive ser preso por cometer atos indevidos ou que invadam o exercício de alguma atividade regulamenta (exercício ilegal de profissão).

 

Lei Federal 4.119/62: Atos Privativos do Psicólogo

Curso on-line e grátis: terapeuta!

Como Ser Terapeuta Sem Fronteiras? A Qualificação é Importante?

Assim, tendo em vista o que abordamos até aqui, é importante que você busque uma qualificação profissional com ótima grade curricular, com professores muito experientes, com certificado (que prove a sua formação no caso de autoridades questionarem a sua atividade clínica) e que ensine, em detalhes, como avaliar pacientes, como tratar desconfortos, como fazer contrato de prestação de serviço, como negociar honorários, etc.

Como Ser Terapeuta Sem Fronteiras? Medo do Novo Trabalho e do Estágio?

Curso on-line e grátis: terapeuta!

Como Ser Terapeuta Sem Fronteiras? Fundamento na Ciência?

Do ponto de vista científico, as pesquisas realizadas em vários países mostram que o uso adequado de métodos e técnicas de intervenção não medicamentosas em saúde geram qualidade de vida, bem-estar, redução do estresse, da ansiedade, da insônia, da depressão, etc.

Por isso, várias dessas estratégias clínicas naturais estão sendo reconhecidas como especialidade dos Conselhos de Saúde de nível superior, como Psicologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, etc.

Com isso, há vários recursos científicos, que podem ser utilizados pelo terapeuta sem fronteiras, que promovem saúde e até tratamento de doenças, mesmo sem uso de remédios.

Abaixo estão exemplos desses recursos clínicos!

Como Ser Terapeuta Sem Fronteiras? Acompanhamento Terapêutico

O terapeuta sem fronteiras pode fazer formação em Acompanhamento Terapêutico (AT) e aprender como atender pacientes em qualquer lugar, até mesmo na rua, no parque, na praça, no cinema, na praia, etc. Faça o curso grátis e on-line de introdução ao Acompanhamento terapêutico aqui.

 

Como Ser Terapeuta Sem Fronteiras? Acupuntura

Esse terapeuta também pode aprender a lidar com a Acupuntura, uma prática milenar com eficácia e eficiência reconhecida pelos mais variados conselhos de saúde e até pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

EXCLUSIVO PARA PSICÓ[email protected]!

 

Como Ser Terapeuta Sem Fronteiras? Psicologia On-line

O terapeuta sem fronteiras também pode aprender a Psicologia on-line e atender paciente em qualquer lugar do universo, desde que tenha alguma forma de comunicação à distância. Veja a área de membros da Psicologia on-line, com livro, mp3 e jogos on-line.

 

Como Ser Terapeuta Sem Fronteiras? Ventosoterapia

O profissional pode ampliar o seu repertório de ferramentas clínicas aprendendo o uso da ventosoterapia, um tratamento natural que administra ventosas em vários locais do corpo (copos especiais com sistema de vácuo) para melhorar a circulação sanguínea, linfática, energética, melhora na oxigenação dos tecidos, promovendo a liberação de toxinas do sangue e dos músculo e com efeitos positivos também na dimensão psicológica dos pacientes. Aprenda mais sobre a ventosoterapia aqui.

 

Como Ser Terapeuta Sem Fronteiras? Fitoterapia

A fitoterapia também vem se mostrando uma excelente fonte de auxílio no tratamento de vários pacientes, inclusive, ela é a única fonte de auxílio em comunidades carentes, que não tem acesso ao sistema de saúde pública e que buscam nos recursos da natureza sua preciosa fonte de promoção de saúde. Saiba muito mais sobre o uso clínico da fitoterapia aqui.

Como Ser Terapeuta Sem Fronteiras? Coaching

Além disso, o terapeuta sem fronteiras pode ampliar a sua atividade profissional administrando técnicas do coaching. Ela é uma forma de desenvolvimento pessoal na qual o cliente (coachee) busca aprender como alcançar, com um método válido, um objetivo pessoal ou profissional através de treinamento e orientação do profissional (coach). De regra, o coaching é focado em tarefas ou objetivos bem específicos. Saiba mais sobre o coaching aqui.

 

Computador e Tablet Para Atender Pacientes On-line

Computador 2 em 1: Notebook + tablet Dell Inspiron com desconto!

 

Como Ser Terapeuta Sem Fronteiras? Como Atender Paciente Em Qualquer, Com Fundamento na Lei, na Ética e na Ciência

Agora é a sua vez, que tal usar o nosso espaço virtual de comentários para compartilhar com a nossa comunidade tudo o que você pensa sobre o tema como ser terapeuta sem fronteiras?

Autor: Psicólogo Alex Tavares. Whats (51) 99183-5253.

5.0
104

EXCLUSIVO PARA PSICÓ[email protected]!

Você pode comentar agora!

%d blogueiros gostam disto: